Pesquise aqui !

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Possessão

 Talvez a possessão demoníaca seja um assunto um pouco obscuro para nós tratarmos mas, mesmo assim, não podemos falar de coisas sobrenaturais sem nunca falar sobre uma pessoa 'possuída', até porque uma das coisas mais sobrenaturais existentes é esta.
  Várias pessoas conhecem a possessão tendo como fonte a sua religião ou sua crença. Outros através da medicina. Portanto podemos associar aos dois.
  A possessão demoníaca é um diagnóstico psiquiátrico ou médico. Então ela nos mostra sintomas comuns ao de várias doenças, pode até ser confundida com algumas delas. Temos sintomas comuns aos da possessão em várias doenças mentais, como a histeria, mania, psicose, síndrome de Tourette, epilepsia, esquizofrenia ou transtorno dissociativo de identidade,a possessão pode até ser confundida com esta doença que anteriormente era conhecida como distúrbio de personalidade múltipla, na qual a pessoa tem várias personalidades mas não tem controle sobre elas.Até hoje esta doença é uma polêmica, pois muitos médicos não acreditam e outros que já dizem até ter tratado de pacientes assim, dizem ser uma doença totalmente real e curável.          
 A medicina acredita que tudo é doença ou seja, não são permitidos exorcismos em hospitais psiquiátricos (na maioria das vezes os casos são constatados pelo hospital como esquizofrenia), exorcismos e possessões diabólicas são reconhecidos e praticados por religiões e algumas igrejas. Agora, para saber realmente se uma pessoa é doente ou se ela é possuída, é necessário que ela seja consultada por um psiquiatra e por um exorcista.Acredito que a possessão possa chegar a um ponto em que seja muito claro o que está acontecendo, sem precisar de diagnósticos médicos.
 Há uma monomania denominada 'demoniomania' ou 'demonopatia' em que o paciente acredita que está possuído por um ou mais demônios. Todos nós sabemos de casos em que esses demônios falam, agem nas pessoas para a enlouquecer e até matar, aliás talvez seja este o objetivo. Muitas vezes eles até falam com o exorcista através da pessoa, acredito que para um exorcista é necessário saber o nome do(s) demônio(os) para que possa realizar um bom exorcismo.
  Um dos atos de exorcismo mais conhecidos foi o de Anneliese Michel, uma jovem alemã que, segundo relatos da própria, foi possuída por uma legião de demônios.Há também um filme baseado em fatos reais que nos mostra muito bem um caso como estes (possivelmente irei coloca-lo na lista de filmes).
 Segundo alguns relatos do ritual de exorcismo, os demônios respondem com mentiras as perguntas do sacerdote sobre questões várias que incluem a identidade do demônio e a razão da possessão.Apesar da resistência deles, o padre exorta-os a irem embora do corpo do possesso por um prolongado período de tempo com imensa insistência até que, por invocação do Nome de Deus, de Cristo Jesus e todos os Anjos e Arcanjos, poderá acontecer que o possesso seja libertado do domínio.  Mas em algumas pessoas são necessárias outras fases como estas, algumas também procuram ajuda psiquiátrica para alívio dos sintomas.
 Os "acessórios" usados para exorcizar são santos, como cruzes, terços, imagens, a Bíblia Sagrada.. provavelmente a água benta e enfim.. não sabemos tão concretamente a respeito disso.


 Opinião pessoal: Bom pessoal, vou colocar a vocês minha maneira de pensar, já que peço a vocês que falem a de vocês, creio que alguns queiram saber também a minha. 
 Eu creio que a possessão tanto quanto as doenças mentais, é completamente real. Acredito que se crermos em Deus (que é o meu caso) sem preconceito nenhum a quem não crê, nós somos protegidos por ele, através de orações, missas e fé. Creio também que o sacerdote determinado a exorcizar uma pessoa possa fazer isso pelo poder de Deus, Jesus,Maria(pois sou católica) e todos os anjos. Se acreditamos em Deus temos de acreditar no mal, mas apenas para nos manter afastado dele. Eu já ouvi falar e sei de pessoas que presenciaram um ritual assim, mas eu mesma nunca presenciei.


 Agora, quero saber a opinião de vocês. Mais ou menos baseando-se nos fatores de minha resposta. E claro, se tiverem alguma história para compartilhar conosco, ficarei grata. :D




3 comentários:

  1. Nossa, assustador mas interessante também.Não conhecia algumas coisas que você disse, nem sobre a existencia de algumas dessas doenças que podem ser associadas a isso.Super maneiro!
    A minha opinião é exatamente como a sua, penso que nosso Deus (porque eu também acredito em Deus e sou católica também) pode tudo e que ele é muito maior.Eu não conheço nenhuma história a respeito disso, não que eu possa contar para dar detalhes.. nunca presenciei nada também GRAÇAS A DEUS ! rs
    Eu gostaria que me respondesse uma coisa, bom.. você trata de várias coisas sobrenaturais não é ? acredito que irá falar sobre muitas outras coisas ainda, estou certa? Então, queria saber se entre essas coisas sobrenaturais, também vão estar algumas coisas de Deus como, milagres, os profetas.. eu tenho muita curiosidade para saber como eles sabiam sobre todas aquelas coisas, se apenas viveram ou como dizem, eles tinham tipo "vizões" ou sonhos, sei lá. rs
    Adorei o blog, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou e adquiriu conhecimento, é esta a minha intenção. (:
    Respondendo a sua pergunta.. sim iremos falar sobre muitas coisas, e pode ter certeza que incluirão milagres e principalmente a história dos profetas, pois são interessantes demais.
    Obrigada pelos elogios, e também por ter a iniciativa de nos perguntar algo.
    Beijos linda.

    ResponderExcluir
  3. Meu deus! Assustador demais!

    ResponderExcluir